25 de abr. de 2012

O que vale mais? O presente ou a embalagem?



Parafraseando o nome do nosso estimado blog, “Paciência? Tem, mas já acabou”, ela realmente acabou mesmo pra mim.

Ando revoltada e indignada com certas atitudes preconceituosas e com a forma como algumas pessoas agem quando estão perto de alguém que possui um  estilo de vida, gostos, peso, cor da pele, maneira de se vestir e até mesmo vergonhosamente um trabalho diferente.

Acredito, caro leitor, que entre vocês não exista diferença alguma. Somos todos iguais, compostos da mesma matéria e apenas conduzimos nossas vidas da maneira que achamos melhor, mesmo assim não é por isso que pensamos e agimos da mesma forma, afinal "o que seria do verde se todos gostassem apenas do amarelo?" adoro essa frase hehe.

Desprezo qualquer tipo de preconceito. Pois para minha pessoa,  não passa de falta de respeito, aquele que é bom e todo mundo gosta. Independente de quem ou o quê seja, até meu adorado cão Johnny Cash (meu querido cão de raça e gênero indefinidos rs) gosta de ser respeitado, por isso pergunto: Por qual motivo um ser humano pensante não gostaria? Sim só os pensantes, pois nem todos praticam esse dom!

Convido você então a parar e avaliar se tem algum tipo de preconceito, ou como eu vejo, se falta com o respeito à liberdade alheia.
Sim, a liberdade! Liberdade de expressão, para viver ou para ser quem você realmente é, do jeito que você quiser. Temos direito e obrigação à isso.

Não somos obrigados a pensar da mesma forma (como já disse anteriormente), mas temos sim a obrigação de respeitar a opinião do próximo se queremos que respeitem a nossa também.

Pois bem. Achei necessário registrar minha revolta desabafar aqui, visto que ultimamente tenho atraído olhares no mínimo curiosos e as vezes até reprovadores. Fica a pergunta: "Qual será o problema? Será que tem algo de errado?"

É uma das piores sensações que tenho. O pior é quando as pessoas se referem a você de uma forma pejorativa e te tratam como se você fosse desprovido de qualquer inteligência, como se fosse vazio.

Qual o problema em ter tatuagens ou piercings? Qual o problema se outra pessoa tem uma aparência muito diferente da sua? Qual o problema se a orientação sexual daquele indivíduo difere da sua? Qual o problema se o gênero musical que eu gosto não é o mesmo que o seu? Quando o que realmente importa é a essência e o caráter, qual é o problema afinal em ser diferente?

É a embalagem que vale mais ou o presente?
Fica aqui o meu protesto.

Pra terminar, um exemplo:
Sabe por que rockeiros usam coisas com desenhos de caveira?


Porque esqueletos são todos iguais. Você nunca sabe se a pessoa foi negra, branca, gorda ou magra. Entre nós não há preconceito, E acredito que não deveria haver em nenhum outro meio. Mesmo não gostando do seu estilo, nenhum roqueiro te aponta na rua se você esta de chapéu, botas ou usando qualquer outra coisa diferente.

Beijo pra quem não tem preconceito. E pra quem tem: tratamento profissional!

Texto Por Carol Skripes


12 comentários:

  1. Pessoas costumam ter preconceito quando não tem capacidade intelectual suficiente para entender as diferenças a sua volta. Ninguém é obrigado a gostar e agradar a todos, porém faltar de respeito e/ou entendimento quanto a assuntos alheios a seus gostos é praticamente um retrocesso na evolução.

    ResponderExcluir
  2. Apreciei e concordei com cada palavra dita nesse post.. parabéns Sprites... sei perfeitamente como é viver nessa sociedade preconceituosa que te exclui por vc usar "brincos" em lugares não muito convencionais e ter o corpo desenhado por imagens que somente dizem respeito à vc e mais ninguém.
    E para essa sociedade eu apenas deixo meu sorriso, porque eu tento ser feliz ao invés de perfeita.. A perfeição está nos olhos de quem julga.. e para vc julgar, vc primeiro precisa ser o exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Valeu por ter curtido Vanessah, é complicado quando as pessoas te olham e te julgam pela aparência... te discriminam...
    Como disse o Derek, em outras palavras, isso é coisa de gente ignorante...
    E pros ignorantes... deixamos um sorriso (adorei isso) :D

    ResponderExcluir
  4. Deixe eu fazer papel de contra peso aqui.
    Concordo sobre o preconceito, sobre "viva a merda da sua vida e deixe que a merda da minha vida cuido eu".
    Mas discordo sobre o lance da caveirinha e roqueiros. Duvido, mas DUVIDO que seja por isso que usam. Não consigo imaginar um roqueiro chegando pro filho e dizendo: “Filho, este é o nosso símbolo mais sagrado, a Caveira!! Ela mostra que somos todos iguais, e bla bla...”
    Isso alguém um dia pensou que daria um bom slogan e bum! Ou vai dizer que todos os roqueiros são boa gente? Sem preconceitos? Nunca entram em brigas ou nunca julgam os outros...acho que isso é um problema inerente do ser humano, independente do gosto musical.

    ResponderExcluir
  5. Então... Concordo em partes (deixa eu semear um pouco de discórdia hahaha)

    Acho que o Lance da Caveira foi mais figurativo, até porque eu mesmo gosto de caveiras porque... bem, eu gosto e pronto hahhahah com certeza alguém usou como "merchan", mas o fato é que faz muito sentido.

    Preconceito é um problema inerente ao ser humano, porém vejo do ponto que: quando você é diferente, é mais fácil você se identificar com pessoas diferentes, logo sente na pele quando é pré-julgado por outras pessoas.

    Logo grupos COMO os de roqueiros por exemplo, tendem a ser menos preconceituosos justamente porque sofrem preconceito. É obvio que para toda regra há INÚMERAS EXCEÇÕES, assim como existem outros "nichos sociais" que apesar de sofrerem preconceito, também praticam o mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente vivemos em um mundo de merda que o que prevalece é a aparência....

    ResponderExcluir
  7. Eric... as caveiras eram só um exemplo, não tem nada de símbolo sagrado... era só pra dizer, que somos iguais e não tem nada a ver ter preconceito, discriminar as pessoas, julgá-las pela aparência...

    SÓ ISSO!! ;)

    ResponderExcluir
  8. Bem... realmente, ultimamente o que vale é a aparência mesmo... vc não precisa ter talento, basta ser gostoso (a), ter uma boa aparência...
    Prefiro ser do contra e "tentar" olhar além disso...

    Tentar entre aspas, pq não é todo mundo que se deixa ver alem das aparências...

    ResponderExcluir
  9. Preconceito é realmente ridículo, mas deixo aqui um outro tipo de protesto em relação ao preconceito. Um tipo que talvez as pessoas não julguem necessário falar, mas que todos já passamos e é o preconceito com pontinha de inveja.

    Exemplo: um trilhão de pessoas na Terra não tem corpinho de modelo e carinha rentável nos padrões da industria ( veja bem, eu falo industria porque falar sociedade é ridículo já que 90% dessa são pessoas normais que nunca se identificaram no comercial de margarina) e então você ser humano, conhece uma outra menina linda, loira, alta, magra e surge o ciuminho. Então, caso você não se controle muito, vai querer achar um defeitinho que seja na pessoa "ah ela é burrinha", "ah ela é antipática" e assim vai...

    Ou então aqueles comentários "ah mas com esse corpinho consegue tudo mesmo", "ah se eu tivesse tua carinha, minha vida seria melhor"

    Isso na minha opinião é preconceito. Por que raios não deixa a menina seguir em paz linda e loira sem tacha-la de algo pejorativo para que você se sinta melhor com seu ego feridinho ou ironizar sua "embalagem"?

    Porque na sociedade você não pode ser nem muito diferente ou normal, nem muito feio ou bonito, nem muito inteligente ou burro... é um saco viver assim.

    ResponderExcluir
  10. Excelente apontamento, anônimo. nunca tinha parado pra pensar sobre esse tipo de preconceito.

    ResponderExcluir
  11. Faço minhas as palavras do Eric... E ai está uma prova de que ninguém esta livre de ser pré-julgado. A melhor dica no final é "Não aponte para não ser apontado".

    ResponderExcluir
  12. Concordo Eric, foi um excelente apontamento. Realmente existe isso... já vi coisas do tipo...
    E é realmente chato um invejoso...

    ResponderExcluir

Comente aqui!