1 de jul. de 2012

Diferença entre amar e gostar.



Há uma diferença enorme entre o Amar alguém e Gostar de alguém, infelizmente a maioria das pessoas não percebe esta sutil distinção, e muitas vezes enfiam os pés pelas mãos.

Primeiramente falemos do AMOR.... Ele é mais do que um sentimento a ser construído, ele depende de atitudes reforçadas dia a dia dentro de um relacionamento afetivo, alimentando e nutrindo-o para que ele desempenhe seu papel ou seja, NÃO HÁ COMO VOCÊ AMAR ALGUÉM DA NOITE PRO DIA!

Já o “gostar” é muito mais fácil do que imaginamos. Você pode gostar do jeito que ele(a) te pega, admira seu sorriso, fica fascinado(a) com a maneira com que ele(a) te olha, adora sentir seu perfume, dentre tantas outras infinitas coisas... Gostar é um pré-requisito da paixão (que creio eu, seja um pré-requisito para o amor). Seguindo a lógica você primeiro gosta de alguém para então se apaixonar por esta pessoa.

Infelizmente o conceito do amor, creio eu, está totalmente deturpado. É só analisar a quantidade de namorados(as) que você já teve, e a mesma quantidade que seus pais e avós tiveram. Sim os tempos eram outros, mas os valores também eram. Era mais fácil e mais “digno” para um casal, resolverem suas diferenças e levarem a diante um relacionamento do que chutar o pau da barraca e partir pra próxima como é de praxe hoje. Por isso existia mais "amor". Ele era reforçado todos os dias em que seus pais ou avós tinham uma briga, e resolviam suas diferenças sem por a perder o relacionamento e a família que compartilhavam.

Me chamem de quadrado se quiserem, mas apesar de pertencer a uma geração mais atual, ainda acredito nesta filosofia: As pessoas deveriam consertar (ou ao menos tentar) algo que se quebra antes de jogar fora.

Como resultado disso temos inúmeros “eu te amo” jogados ao vento para qualquer um que esteja momentaneamente ao nosso lado. Podemos sim amar mais de uma pessoa durante nossas vidas, mas você está me dizendo que consegue amar TODAS as pessoas com as quais se relaciona dentro de sua vida íntima recheada de parceiros?! Sim claro! 

Por isso bato novamente na tecla em que você não esta amando todo mundo. Muito provavelmente gosta, e até se apaixona, mas o amor verdadeiro é algo mais difícil de se estabelecer ainda mais na sociedade atual, onde preceitos como individualidade e liberdade sexual são confundidos e deturpados destruindo qualquer instituição familiar antes mesmo de serem criadas.

Existem também muitos tipos diferentes de amor, como o amor que temos por nossos filhos, nossos pais, nossos amigos, etc., mas o amor ao qual eu me refiro, é esse que te faz contar os minutos pra ver aquela pessoa especial, ou te faz suspirar quando se lembra dos momentos em que estão juntos. O mesmo amor dá forças e ânimo para enfrentar qualquer problema, pois você sabe que por pior que esteja a situação, você nunca estará sozinho, e acima de tudo, te coloca em segundo lugar pois o que vale no final das contas é justamente isso... construir juntos!

Entendam apenas que eu não estou criticando o gostar, nem menosprezando as pessoas que o fazem, muito pelo contrário, como eu disse mais acima é uma etapa fundamental para qualquer relacionamento afetivo, porém o mesmo não deve ser confundido com um sentimento tão difícil de ser alcançado hoje em dia como o amor.

Viva ao amor, ao verdadeiro, único e simples AMOR!
Texto por Derek Muggiati.

4 comentários:

  1. realmente esses dois sentimentos tem uma grande diferença, gostar gostamos de uma pessoa hj, amanha de outra e assim prossegue, ja o amor eu acredito q conseguimos sentir uma ou duas vezes, e um sentimento muito forte, vc perdoa, vc supera tudo aquilo q a pessoa te fez passar, pq para ela so interessa a felicidade da pessoa amada mesmo que naum fiquem juntos,amar e deixar a pessoa q ama livre p qela siga suas escolhas.

    ResponderExcluir
  2. Que diferença faz?
    Quando acaba sofremos igual.

    ResponderExcluir
  3. "Que diferença faz?
    Quando acaba sofremos igual."

    Realmente no final sofremos igual... mas em proporções diferentes.

    ResponderExcluir
  4. e realmente e bem diferente ja gostei de muita gente ,hoje eu amo de verdade tenho 16 anos sou casada e muuuuuuuuuuito feliz.>;

    ResponderExcluir

Comente aqui!