24 de jun. de 2013

Muda Brasil, mas muda de verdade!!



Nas últimas semanas o Brasil iniciou uma das maiores (se não a maior) movimentação popular da história deste país.

A mágoa aninhada no peito de cada brasileiro durante décadas, foi colocada pra fora em um turbilhão de ideias e descontentamentos com a administração do nosso país e a nossa propria situação como brasileiros.

O problema é que até agora ninguém se deu conta do “porque” a situação chegou aonde chegou, e a falta de preparo intelectual de cada cidadão fica mais clara quando vemos tantas pessoas na rua gritando e protestando contra conceitos e temas dos quais possuem pouco ou nenhum conhecimento.

A partir do momento em que uma grande massa está lá fora, raivosa e sem direção, todas a poucas vitórias a pouco conquistadas correm o risco de caírem por terra  em meio a uma manifestação agora sem sentido, sem organização e sem foco, livre para ser manipulada ao som da mídia e das falácias disseminada no meio digital.

Entendam, quando digo sem sentido, não quero dizer que não temos motivos, mas que não definimos as prioridades a serem seguidas e cobradas, utilizando-se de inúmera queixas, muitas delas colocadas em pauta pela manipulação da mídia. Devemos definir metas e cumpri-las, traçar objetivos e cobrar de nossos administradores, todos os dias, todos os meses e todos os anos... Sem isso, toda e qualquer revolta e manifestação fica SIM sem sentido!

Caso não haja foco por parte da população, nada vai mudar e perderemos toda a força e a credibilidade de nossas vozes perante a um governo estruturalmente falido e superfaturado.

É fácil verificar o quanto nossa cultura voltada para a o entretenimento massivo “emburreceu” cada brasileiro. Todos preocupam-se com a escalação do time de futebol favorito ou da seleção brasileira, sabem o que aconteceu nas novelas globais, acompanham freneticamente programas sem sentido nenhum nos meios televisivos, mas esquecem-se de acompanhar a vida política do nosso Brasil. Pergunte a si mesmo qual o nome dos últimos 10 presidentes sem consultar o Google.

Como prova disso cito mais uma vez que a grande maioria da massa protestante não tem conhecimento algum dos itens colocados na rua ao som dos gritos da multidão. Com tantos assuntos mais urgente em pauta e de necessidade extrema, como falta de médicos e hospitais, desemprego, sistema de educação precário, etc. o brasileiro só foi as ruas porque viram seus bolsos serem "prejudicados" com o valor da passagem. Porém ninguém parece lembrar da quantidade abusiva e absurda de impostos que cada um de nós paga, em cima do nosso trabalho e em cima do que consumimos, e muito menos da situação de outros assuntos mais importantes como os citados acima.

Não estou desqualificando o ato, mas sim dizendo que o mesmo precisa ser complementado com as atitudes de cada cidadão brasileiro, estudando e entendendo como nosso país funciona, buscando onde o dinheiro de nossos impostos é gasto, cobrando de cada profissional politico transparência e compromisso com seu trabalho.

Fomos nós que periodicamente colocamos no poder pessoas sem conhecimento e força de vontade suficientes para governar nossa vida politica. Foi você, fui eu foram nossos pais, que esqueceram da importância que o trabalho mal feito dessas pessoas tem sobre nosso dia a dia.

O começo das manifestações apenas mostrou o quanto nossos compatriotas estão fartos do sistema, porém o que ninguém entende ou parece não "querer perceber" é que NÓS criamos este sistema viciado e cheio de falhas. A culpa é totalmente nossa por deixarmos tudo a mercê deles, os ladrões, os corruptos, os mentiroso, os manipuladores.

Não se engane, demos apenas primeiro passo em busca da mudança do Brasil, mas para que isso aconteça efetivamente, precisamos mudar a cabeça de cada brasileiro e em consequência disso, suas atitudes.
Texto por Derek Muggiati.
Leia Também: O Brasil está assim e a Culpa é Sua (parte 1) (Parte 2)

1 comentários:

  1. Gostei do texto. Ainda digo mais, quem estava protestando era um Brasil muito jovem que não pode conhecer outras administrações senão a do PT, assim me indago se eles teriam alguma idéia do que era o Brasil nas mãos do FMI, com inflação de verdade?

    Era uma massa sem história, sem cultura, sem direção e raivosa gritando frases ADAPTADAS de comerciais de TV. Foi um misto de tristeza e alegria ver aquilo acontecendo. Porque afinal eram 20 centavos sim...

    ResponderExcluir

Comente aqui!